A antecipação de recebíveis é uma modalidade de obtenção de crédito para empresas que possibilita o adiantamento do recebimento de uma venda feita a prazo. Essa ferramenta é ideal para empresas que precisam manter seu capital de giro e passam por algum tipo de dificuldade no fluxo de caixa e permite a liquidez imediata de recursos que ainda estão pendentes.

Mas, como qualquer tipo de operação financeira, é importante planejamento e pesquisa antes da sua realização, além da escolha do parceiro certo para o negócio. E muitas vezes vale a pena um esforço comparando ofertas diferentes para tomar a decisão certa.

Neste artigo, vamos explicar melhor porque é tão importante e o que deve ser avaliado nos parceiros para antecipação de recebíveis, além de cuidados e dicas para esse tipo de crédito. E para isso, conversamos com Paulo Neto – especialista de produtos do Serasa Experian. Confira!

Por que é tão importante avaliar o parceiro certo antes da solicitação de recebíveis?

Muitos empreendedores conhecem a antecipação de recebíveis em momentos de aperto: quando uma falha no planejamento financeiro coloca a operação em risco ou um negócio que deu errado deixa um rombo no caixa.

As circunstâncias desse aprendizado acabam influenciando o processo de tomada de decisões do gestor, que, ao descobrir um tipo de crédito que possa aliviar sua situação atual, acaba aceitando a primeira proposta pelo caminho.

 

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Mas assim como em qualquer outro tipo de operação financeira envolvendo crédito, a antecipação de recebíveis precisa ser realizada com cautela. De nada adianta tapar um buraco no presente e ao mesmo tempo abrir outro no futuro. Para evitar que os compromissos financeiros da empresa se tornem uma bola de neve implacável, é preciso planejamento.

E uma parte decisiva deste planejamento é a avaliação dos parceiros que “comprarão” a dívida e anteciparão os recebíveis. Existem diversas ofertas e possibilidades de negócio na área, cada uma com condições e juros diferentes.

Dependendo do momento da empresa e do relacionamento, o parceiro certo pode variar. “O quão mais certo ele for, melhores suas condições para descontar os seus recebíveis”, considera Paulo Neto.

Portanto, é decisivo realizar um planejamento financeiro cuidadoso de longo prazo e entender qual oferta é a mais vantajosa para a empresa no momento atual, além de como lidar com a ausência dos créditos que seriam recebidos no futuro.

Além de servir para lidar com apertos inesperados, a antecipação de recebíveis também pode ser enxergada como uma oportunidade de conseguir investimento para escalar o negócio ou aproveitar uma oportunidade sazonal e, com isso, potencializar os resultados da empresa.

O que avaliar na escolha de um parceiro para antecipação de recebíveis?

Antes mesmo de decidir se antecipar recebíveis é a melhor opção para o negócio é preciso avaliar quais são as condições oferecidas pelo mercado para a operação. Existem variáveis importantes que precisam ser comparadas, como a taxa de juros e outras cobranças, além de detalhes de funcionamento do processo.

Na antecipação de recebíveis, a empresa transfere para terceiros a responsabilidade de cobrança e recebe o dinheiro que teria direito no futuro na hora, descontando uma pequena taxa.

“A nota fiscal, nesse caso, ficaria com o parceiro. De certa forma é ele que faz o serviço de cobrança”, pontua Paulo.

Na hora de realizar essa operação, a recomendação é que o gestor levante toda a documentação exigida e compare bem as múltiplas ofertas disponíveis para o processo.

Além da melhor taxa e das melhores condições, é interessante levar em conta a simplicidade e agilidade do processo, já que pode ser problemático antecipar recebíveis e ter que esperar por mais alguns dias pagando juros enquanto espera o dinheiro entrar no caixa.

Nem sempre a antecipação de recebíveis será a melhor escolha: em alguns casos, ao comparar as taxas de juros de outras modalidades de crédito e o que será descontado dos recebíveis, pode ser mais interessante optar por outras linhas.

Outro cuidado muito importante é a avaliação da procedência do parceiro. Como em muitos serviços financeiros, existem instituições e indivíduos de baixa confiabilidade que podem oferecer condições aparentemente imbatíveis e na verdade o negócio é uma armadilha para o empreendedor.

Em alguns casos, negócios que aparentam ser uma antecipação de recebíveis podem até mesmo ser fraudes elaboradas que vão trazer consequências graves tanto para o empreendedor como para o cliente. Por isso, é crucial ter atenção máxima e filtrar potenciais acordos pela reputação da empresa parceira.

Não existem regras gerais que definam o certo e errado na hora de fechar uma proposta. Cada vez que a operação for realizada, é importante avaliar cuidadosamente as variáveis e os parceiros para tomar a decisão mais acertada para o momento.