Chega um momento na jornada de todo empreendedor ou empresário em que expandir é fundamental. Para financiar essa expansão, muitos empresários precisam recorrer ao crédito no mercado. Este é um momento delicado, que envolve muitas variáveis.

A hora de procurar um empréstimo deve ser muito bem pensada e planejada com calma e consciência. Conseguir um financiamento pode ser uma ótima escolha para a sua empresa, mas é fundamental garantir que seu fluxo de caixa esteja suficientemente saudável para arcar com esse novo custo mensal.

Além disso, escolher onde buscar esse empréstimo também é uma tarefa desafiadora. É fundamental encontrar um parceiro de confiança e taxas de juro atrativas. Para ajudar você nessa tarefa, selecionamos uma série de tópicos que você deve considerar antes de contratar o seu empréstimo. Confira:

Impacto de uma boa escolha de parceiro para aquisição de crédito

É necessário destacar os impactos positivos que uma empresa obtém quando escolhe um bom parceiro para a aquisição de crédito. Pois, a organização pode entrar no mundo digital e ter prospecção 24 horas por dia, durante toda a semana, conforme os filtros de crédito que desejam. Além disso, tem assistência para melhorar a situação financeira do negócio.

Nesse sentido, uma boa parceria minimiza o risco de crédito, isto é, o risco padrão em uma negociação de crédito que surge quando a organização não é capacitada para cumprir as dívidas combinadas.

Vantagens do programa de parcerias para o empreendedor

São vários os benefícios de parceria para os envolvidos, principalmente, para o investidor. Isso porque, principalmente, ele consegue ter um canal de procura e de acesso ao crédito sem precisar sair de casa, sendo um processo prático e eficiente.

Além disso, o programa de parcerias consiste em uma forma segura de conseguir aquisição de crédito, porque o investidor consegue manter o anonimato. Além de não ser necessário se deslocar, a Serasa Experian também preserva a confidencialidade e só mostra as informações dos usuários quando ele selecionar uma oferta de crédito.

Vantagens competitivas quando o empresário escolhe fazer uma consulta no Serasa Experian

A principal vantagem é a pré-aprovação, uma pré-proposta e a segurança de dados fornecidos. É benéfica a democratização do crédito, ele pode verificar mais de uma oferta no mesmo lugar.

Inclusive, a pessoa não precisa ir a diversas agências, nem avaliar várias empresas para conseguir a aquisição de crédito. Esse processo teve início com as Fintechs e, atualmente, é possível que seja realizado por outros tipos de negócios.

É necessário destacar que a vantagem para as pequenas empresas irá depender de quais ofertas o parceiro apresenta naquele momento. No entanto, os parceiros tendem a oferecer melhores oportunidades e pode contribuir no desenvolvimento de toda a sua organização.

Melhores práticas para escolher o parceiro ideal

Para optar pelo parceiro ideal, alguns aspectos devem ser avaliados. Dessa forma, confira as melhores práticas:

  • pesquisar a idoneidade do parceiro;
  • apresentar uma plataforma digital para facilitar a experiência do cliente;
  • ter apetite para concessão de crédito.

Risco de crédito

Refere-se ao risco que o empreendedor corre de passar por um calote e, logo, ter muito prejuízo. Ele está associado com o não cumprimento, total ou parcial, das exigências por parte da organização financeira que retirou aquela aplicação financeira. O risco de crédito é mais frequentemente ligado às aplicações de renda fixa.

A distinção entre o modelo de inadimplência pode ser primordial para o empresário. Quando ele é abordado sobre o descumprimento parcial , refere-se à demora ou não do pagamento de juros, por exemplo, que pode ser mudado posteriormente. Porém, nas situações de insolvência total, também conhecido como calote, o indivíduo não adquire o investimento por inteiro.

Certificados digitais

O certificado digital é uma assinatura digital com validade jurídica que proporciona anteparo às operações eletrônicas e outras tarefas por meio da web. Com ele, organizações e pessoas podem se identificar e rubricar registros digitalmente de qualquer lugar do país, com agilidade e segurança.

Ele serve, especialmente, para assinar Nf-e, realizar transações bancárias, despachar as declarações, por exemplo, Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e assinar escriturações fiscais e contábeis e dentre outros. Além do mais, como os documentos assinados com certificado digital com reconhecimento jurídico, eles desobrigam reconhecimento de firma.

Com o intuito de ajudar o empreendedor, a Serasa Experian oferece diversos tipos de certificados digitais. Desse modo, conheça os principais a seguir:

e-CNPJ

Corresponde ao CNPJ digital da empresa, que possibilita a realização de serviços como assinar escriturações fiscais, parcelar e emitir o DAS, retirar o Redarf e dentre outros.

e-CPF

É o modelo eletrônico do CPF, apresenta a mesma validade jurídica do documento físico. Viabiliza examinar dados do IRPF, efetuar transações que envolvam o FGTS e a Previdência Social.

NF-e

Documento próprio para a retirada de notas fiscais eletrônicas e CT-e, o que facilita os deveres fiscais, melhora o tempo e os resultados.

O leque de setores de parceiros da Serasa Experian é amplo. Nesse contexto, é primordial conhecer quais são as suas vantagens:

  • cooperativa de crédito: normalmente, conseguem ter taxas atrativas além do mercado;
  • financeiras: fornecem vários tipos de crédito;
  • bancos; apresentam grande capilaridade e têm muito tempo no mercado;
  • FIDCS (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios): oferecem descontos de duplicatas;
  • factories: oferecem desconto no mercado;
  • fintechs (tecnologia financeira): fornecem crédito de maneira digital.

Portanto, a Serasa Experian não ajuda apenas na avaliação do score de crédito, ou seja, no ato de consultar um CNPJ na Serasa Experian. Ela serve também para o investidor conquistar parcerias ao ingressar na ferramenta oferecida. Desse modo, o empreendedor pode encontrar parcerias para o acesso ao crédito que precisa, da forma mais satisfatória. Isso é bom porque ele deixa de ser dependente das instituições e passa a ter mais poder de escolha e negociação com os parceiros.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações a respeito? Então, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.