10 passos para uma boa divulgação online do pequeno negócio

Marketing e Vendas
divulgação online

Quando você está começando um negócio, tudo parece ser mais difícil. Conseguir o dinheiro necessário para fazer a empresa andar não é nada simples. Precificar seus produtos considerando todas as variáveis envolvidas também não. E entregar os pedidos no prazo e sem erros? Um grande desafio.

Quando se trata de divulgação online, não é diferente. Para alguém que não tem conhecimento técnico em marketing digital e propaganda, as opções podem parecer complicadas. Então, surgem muitas dúvidas:

  • Como fazer a divulgação?
  • Quais canais estão disponíveis?
  • Quanto é necessário investir?
  • Isso realmente funciona?

Se está nessa situação e não tem um especialista no assunto para ajudar, continue lendo este texto, pois poderá ter boas ideias a partir dele. Ao terminar, você terá uma ótima noção sobre o que poderá usar para montar um plano de marketing a fim de divulgar o seu negócio e quais são as suas possibilidades online, mesmo se tiver pouca verba disponível para a comunicação. Vamos lá?

1. Cadastre-se no Google Meu Negócio

A primeira coisa que você deve fazer é se cadastrar no Google Meu Negócio. Essa ferramenta é gratuita e, literalmente, coloca sua empresa no mapa. Se você tem uma padaria, por exemplo, ao cadastrá-la no Google Meu Negócio, ela aparecerá como um pontinho no Google Maps sempre que alguém pesquisar algum estabelecimento desse tipo no mapa.

A sua empresa também poderá aparecer na primeira página do Google, do lado direito da tela, quando alguém pesquisar algo referente a ela, ou mesmo o nome da loja. Além disso, a partir do Google Meu Negócio, você pode colocar uma descrição da sua empresa e inserir outras informações, como telefone e horário de funcionamento.

Os usuários poderão avaliar o seu negócio, fazer perguntas, descobrir como chegar, acessar o seu site, ligar para você, compartilhar sua empresa para indicá-la para outras pessoas, além de conseguir ver fotos e vídeos. Também é possível inserir fotos 360 graus do local.

2. Crie páginas nas redes sociais em que o seu público está

tela com vários icones de redes sociais, entre elas facebook, twitter linkedin e instragram
Entenda em qual rede Social estão os seus clientes

Você pode criar páginas empresariais de forma gratuita em diversas redes sociais, mas é preferível que foque apenas aquelas em que o seu público está. Para descobrir quais são elas, pesquise dentro das próprias redes sociais ou fale diretamente com as pessoas.

Por exemplo, sempre que você fizer alguma venda, pergunte ao seu cliente em quais redes sociais ele está presente. Com esses perfis, você poderá postar conteúdos sobre sua marca, seus novos produtos e, até mesmo, assuntos que tenham a ver com o universo do seu negócio, mas não necessariamente sejam sobre ele.

Lembre-se de que, em algumas das redes sociais mais populares, as pessoas não estão buscando marcas e produtos, mas sim, relacionamentos, notícias e conversas.

Crie uma página no Facebook – Crie um perfil no Instagram

3. Não se esqueça de desenvolver um site

Algumas empresas estão presentes apenas em redes sociais. No entanto, um conteúdo mais completo sobre sua marca, seus produtos e tudo o que você quiser ou precisar falar se torna mais viável de ser divulgado em um website.

É nele que muitos dos seus possíveis clientes irão para procurar a sessão de perguntas mais frequentes, para saber horários, informações sobre promoções e como entrar em contato, entre outros aspectos. Além disso, todas essas informações podem ser posicionadas de forma mais organizada.

Por outro lado, em perfis nas redes sociais, você não conseguirá desenvolver grandes conteúdos ou textos relevantes para o seu público. Nesse sentido, contar com um site se torna pertinente, à medida que ter um blog inserido nele possibilitará que você efetue todas essas ações.

Assim sendo, as redes sociais devem ser um canal para a distribuição do seu conteúdo, pois apresentam mais eficiência em relação ao alcance de pessoas do que com o desenvolvimento de conteúdo. Considere usar plataformas como Wix e WordPress.

4. Invista em links patrocinados ou impulsione anúncios

Se você tiver alguma verba disponível para a divulgação no meio online, utilize links patrocinados ou impulsione anúncios nas redes sociais. Caso o dinheiro seja suficiente, invista nos dois métodos.

Essa parte é um pouco mais técnica, pois é necessário entender como configurar a plataforma para atingir o público correto. Contudo, não se preocupe. O Facebook, por exemplo, conta com treinamentos gratuitos para que você possa entender como fazer as configurações corretas e aplicá-las.

Em relação a outras plataformas — inclusive Google Adwords (ou Google Ads) —, existem vídeos gratuitos disponibilizados no Youtube que auxiliam a ter uma boa base de conhecimento para administrar as suas páginas. O Terra Ads pode ser uma alternativa para o seu negócio.

5. Utilize e-mail marketing

tela de celular com cartinhas voando que indicam os emails chegando.
Considere utilizar o e-mail marketing como parte da sua estratégia

Por meio de formulários disponibilizados em áreas estratégicas do seu site, você consegue obter e-mails de pessoas que querem ter acesso a conteúdos mais avançados — os quais você deverá disponibilizar em um blog —, ou então, de indivíduos que desejam saber algo sobre seu produto ou sua empresa.

Vale ressaltar que esse é apenas um meio de conseguir e-mails. Como ele, existem outros, que podem ajudar você a formar uma base de contatos para enviar e-mails falando sobre sua marca e seu negócio. Você não precisa enviar mensagens apenas sobre suas promoções.

Uma ótima estratégia é tentar estabelecer um diálogo amigável com esses potenciais clientes, mandando, inclusive, conteúdos pelos quais eles demonstrem interesse. Assim, sua marca sempre estará presente.

Quando essas pessoas estiverem disponíveis para efetuar uma compra, elas logo se lembrarão de você. Existem boas plataformas de envio de e-mail marketing gratuitas, que atendem bem aos empresários iniciantes, como o Mailchimp.

6. Faça marketing compartilhado

Quando você já estiver estabelecido, poderá considerar fazer marketing compartilhado, também conhecido como comarketing. É uma espécie de divulgação em que você faz parcerias com pessoas que não são seus concorrentes, mas têm um público semelhante ao seu.

Por exemplo, se você produz cortinas, pode fechar uma parceria com um blog de decoração. Suponha que eles vendam consultorias de como decorar um ambiente. Eles poderão utilizar as suas cortinas como referência nos conteúdos produzidos.

Além disso, podem indicar seus produtos para os clientes que eles atendem. Por sua vez, você poderá fornecer as cortinas com desconto quando eles forem decorar algum lugar e compartilhar no seu blog os posts deles sobre decoração.

7. Aposte tanto em divulgação online quanto offline

Ainda que existam muitas possibilidades para fazer uma boa divulgação online, a parte offline não deve ser deixada de lado. Folders, folhetos e cartões de visita devem estar na estratégia de divulgação de qualquer empresa.

Esses materiais podem ter informações (por exemplo, um QR Code) que levem seus clientes do mundo offline para o digital. Com isso, sua divulgação pela internet poderá ser incrementada.

8. Invista da experiência do cliente

Para manter um bom relacionamento com o cliente, é importante ir além da simples divulgação online e de prestar um bom atendimento. É essencial investir na experiência que o consumidor terá com a sua marca. Essa interação começa antes mesmo do primeiro contato, quando ele vê um anúncio da sua empresa.

É importante que não só todas as peças de comunicação da sua marca sejam coerentes como, também, que todos os canais da empresa falem a mesma língua. Oferecer uma boa experiência para o cliente passa, ainda, por atendê-lo bem antes e depois da venda.

Em muitos casos, um bom pós-venda é o que faz o consumidor passar de ser um simples comprador para um defensor ferrenho da sua marca, divulgando e recomendando a empresa para sua rede de contatos.

9. Conheça seu público-alvo

Uma boa divulgação online de um pequeno negócio só é possível quando a empresa conhece o seu público-alvo. Afinal, o perfil do cliente é decisivo para escolher quais estratégias de marketing digital serão utilizadas, assim como o tom com o qual a marca se comunicará na internet.

Uma empresa que tem como foco o público adolescente, por exemplo, certamente, investirá mais em estratégias nas redes sociais em que as pessoas dessa faixa etária estão, como o TikTok. A comunicação também será mais leve e divertida, com gírias e afins.

Por outro lado, se o público-alvo da sua empresa é formado por mães acima de 30 anos, por exemplo, a linguagem terá que ser alinhada à que essas mulheres usam, assim como os canais de divulgação utilizados.

Conhecer o seu público-alvo é uma ação constante. Afinal, hábitos mudam o tempo todo. Por isso, é preciso acompanhar o que as pessoas que sua marca deseja atingir estão fazendo, seus desejos e necessidades. Apenas dessa forma é possível converter o primeiro contato em vendas online.

10. Crie campanhas de divulgação

As campanhas de divulgação são ótimas aliadas para aumentar o alcance da sua marca na internet. Elas funcionam bem para divulgar lançamentos da sua empresa, assim como aproveitar datas comemorativas que tenham relação com o produto ou com o serviço que você vende.

O ideal é montar um calendário de campanhas, considerando sempre o investimento que você está disposto a fazer nesse tipo de ação. Escolha com sabedoria quando lançará mão do recurso para, também, não cansar o seu público.

Para acertar nas campanhas de divulgação, é essencial, ainda, escolher os canais certos, levando em conta público-alvo. Além disso, não deixe de mensurar os resultados da sua ação para, assim, conseguir acertar pontos que não deram certo.

A boa divulgação online de um pequeno negócio começa com o planejamento. É muito importante entender os objetivos da sua marca para, a partir daí, criar estratégias que sejam realmente eficazes.

Siga nossas dicas para divulgar sua empresa na internet e não se esqueça de ficar de olho para saber quais estratégias funcionaram e quais não deram o resultado esperado. Dessa forma, você aprimorá a imagem da sua marca e conseguirá não só aumentar suas vendas, mas também, fidelizar seus clientes.

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Publicada em 08/09/2020 - Fonte: Serasa Empreendedor
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