Gerenciar uma empresa pode ser uma tarefa desafiadora. Atividades como supervisionar a gestão de estoque, gerenciar os colaboradores e tomar decisões exigem dedicação e cuidado. Nessa hora, contar com algumas facilidades pode fazer a diferença. Isto é, fazer parcerias que fortaleçam a inovação e a eficiência dos planejamentos da empresa.

As ferramentas de consulta Serasa Experian podem ajudar nesse sentido, e temos algumas opções na versão gratuita, com diferentes soluções disponíveis e que se adéquam às necessidades de cada negócio. Desse modo, independentemente do tamanho da empresa ou da jornada do empresário, é possível contar com facilidades na administração.

Continue a leitura para conferir 3 ferramentas de consulta sem custos!

1. Consulta ao Score

Realizar transações comerciais seguras e obter a liberação de financiamentos e empréstimos adequados ao negócio é importante para o sucesso da gestão. Em vista disso, conhecer o score da empresa, ou seja, do CNPJ, pode ajudar. Mas você sabe como as pessoas conhecem o seu Score?

Quem possui uma conta de Consulta ao Score do Serasa Experian consegue visualizar o score das empresas com quem irá fazer negócio. E você pode conhecer o score da sua empresa optando pela consulta gratuita. Desta forma, pode acompanhar a saúde financeira do seu negócio, o que vai também amparar as suas tomadas de decisões.

Por outro lado, conhecer o Serasa Score de seus clientes também pode ser útil. Afinal, minimiza as chances de fechar negócio com consumidores que são potenciais inadimplentes. Depois do teste gratuito, esse pode ser o passo que você vai querer dar para garantir que suas parcerias são realmente boas escolhas.

A consulta também analisa o Cadastro Positivo dos interessados em negociar com a empresa. Dessa maneira, é fácil consultar informações sobre os comportamentos financeiros dos potenciais clientes.

Por fim, a ferramenta permite que a empresa conheça sua própria pontuação de crédito, entendendo como o mercado enxerga seu perfil de pagante. A auto consulta pode ser feita no site da Serasa Experian, sem custos.

2. Consulta de situação cadastral de CPF

Já pensou nos dados que são necessários para construir políticas que protegem a saúde de um negócio? Em geral, eles devem apresentar cenários realistas sobre fornecedores, parceiros, clientes e, é claro, a própria empresa. Nesse momento, o serviço de consulta de situação cadastral é geralmente ofertado por companhias especializadas.

Nele, é analisado um banco de dados que oferta informações sobre a situação financeira de uma pessoa. Com isso, a empresa consegue identificar possíveis atrasos em obrigações financeiras, dívidas com instituições ou empresas privadas, acesso ao histórico de finanças do cliente, entre outros fatores.

Em consequência, o negócio pode criar sua política de crédito com segurança. Isto é, de modo personalizado e individualizado. Além disso, ao consultar a situação cadastral de um CPF por meio da consulta Serasa, a empresa consegue reduzir a inadimplência — problema que impacta fortemente o desempenho financeiro de qualquer negócio.

Para acompanhar a sua situação, você pode realizar a autoconsulta gratuitamente! E inclusive apresentar os resultados para os parceiros que buscarem você nos negócios!

3. Monitoramento de clientes

Tanto pequenas quanto médias empresas precisam buscar por constantes formas de garantir vendas mais seguras. E em especial em momentos delicados, é fundamental atentar para a segurança dos documentos envolvidos nas parcerias.

Com os dados certos, é possível evitar cair em golpes ou inadimplência — sabendo sempre, é claro, quando é necessário consultar essas informações.

Dados da Serasa Experian apontam que 61,4 milhões de pessoas finalizaram o ano de 2020 como inadimplentes. Os não-pagantes contam com problemas realçados no pagamento de faturas de cartão de crédito, crediários e boletos em varejo, serviços de telefonia e na quitação dos prêmios de seguros. Contudo, todas as áreas e segmentos podem sofrer com esse obstáculo.

Em vista disso, realizar o monitoramento de clientes e estar constantemente ciente de seus comportamentos e perfis financeiros chega a fazer muita diferença. Essa atitude evita dores de cabeça, impactos negativos no fluxo de caixa da empresa e a necessidade de um acionamento jurídico, por exemplo.

Afinal, em cenários desafiadores como o atual, o número de inadimplentes tende a aumentar, o que pode comprometer as finanças e o crescimento da empresa. Para monitorar até 20 documentos, a Serasa Experian oferece a oportunidade do monitoramento gratuito. Assim, você pode entender como funciona o esse serviço e como seu negócio pode ser ajudado desta forma.

Conte com a Serasa Experian para manter decisões certeiras

Uma das palavras-chave do mercado competitivo atual é relevância. A cada dia novas empresas surgem no mercado, o que torna o consumidor mais exigente. Logo, as organizações precisam encontrar maneiras de se manterem estáveis, saudáveis e em crescimento, buscando ficar sempre à frente da concorrência.

O aspecto mais desafiador costuma ser a tomada de decisões acertadas. Isso porque são elas que fazem com que o caminho do negócio seja o mais linear e previsível possível, seguindo um rumo estratégico e sem grandes surpresas. Nesse sentido, manter uma boa reputação do seu CPF e CNPJ, além de acompanhar o mercado e seus fornecedores o mais perto possível é o que faz a diferença.

Por isso, a Serasa Experian oferece algumas possibilidade de consulta grátis do próprio score (para conferir a sua reputação no mercado) e de monitoramento de até 20 documentos (para acompanhar algumas demandas com os fornecedores).

Esses modelos se adaptam bem aos negócios das Pequenas e Médias Empresas (PMEs). E você ainda pode ampliá-los para serviços pagos e exclusivos.

A expertise da Serasa é inegável. A empresa entende a necessidade de realizar escolhas conscientes no andamento dos negócios e de consultar dados antes de dar os próximos passos na administração.

De modo geral, a intenção das soluções de consulta grátis Serasa é facilitar a rotina de gestão do empresário. Isso é feito por meio da oferta de serviços que ampliam a visão estratégica do negócio, permitindo que os gerentes conheçam a realidade por trás de clientes, parceiros e fornecedores antes de fechar qualquer contrato. Por fim, essas soluções também impactam positivamente o acompanhamento da realidade financeira da própria empresa.

Aproveite a oportunidade, entre em contato com o time da Serasa e saiba mais sobre as ferramentas disponibilizadas para facilitar a sua gestão!